sexta-feira, 16 de julho de 2010

Erasmo Esteves, o Tremendão.
Devido a brincadeiras com o seu sobrenome, a primeira iniciativa do eterno parceiro de Roberto Carlos, foi mudar seu nome artístico para Carlos, Erasmo Carlos. Escolha declaradamente influenciada pelo próprio Roberto e pelo seu outro grande amigo, Carlos Imperial, o criador da Jovem Guarda.
Esse fato e tantos outros estão narrados no livro autobiográfico chamado “Minha Fama de Mau”, escrito pelo próprio Erasmo Carlos, com texto final do jornalista Leonardo Lichote.
Ao contrário do que muitos podem pensar, não chega a ser uma biografia rica em detalhes de sua vida profissional e pessoal. O Erasmo conseguiu colocar em 360 páginas, um resumo de sua vida pública e privada, mas em forma diferente da habitual.
É como se fosse um diário, muitas vezes sem seguir ordens cronológicas. Ele conta sempre pequenas histórias da sua vida. Começando é claro com sua infância humilde e terminando nos anos 90.
Acredito que seu objetivo foi fazer um livro alegre, pra frente. O humor está quase sempre presente nos textos. Histórias engraçadas da sua turma de rua, onde o Tim Maia fazia parte. Aliás, foi o Tim que ensinou ao Tremendão os primeiros acordes no violão. O início de sua carreira e relatos muito bem humorados dos seus shows e até de suas aventuras amorosas.
Ele cita muito rapidamente duas passagens muito tristes na sua vida particular, mas sempre, sem entrar em detalhes. Uma foi a morte de sua mulher, Narinha e outra o falecimento de sua mãe, Maria Diva Esteves.
Erasmo Carlos é mais um compositor que nas horas vagas canta. Fã declaro de rock’n roll. Deixa bem claro que seu estilo é influenciado totalmente por Elvis, Chuck Berry entre outros do gênero. Mas como a maioria dos artistas da sua época, teve uma grande influência pela Bossa Nova, principalmente pelo João Gilberto.
Sempre achei que Erasmo era uma sombra do Roberto Carlos. A impressão que eu tinha era que o Rei colocava o nome do amigo de fé para que ele tirasse uma fatia de direitos autorais, já que é um cantor limitado. Mas não é só com sua cumpadre que ele tem sucessos gravados. Ele escreveu músicas para diversos artistas e hoje em dia, ainda é muito procurado para isso.
Depois que li o livro pesquisei um pouco mais das suas obras e vi a sua grande contribuição para a nossa música. Temos que lembrar que nunca podemos comparar músicas velhas e novas, antigas e atuais. Os estilos mudam, a tecnologia faz com que as músicas mudem. Se comprar as primeiras composições dos Beatles com o que é feito hoje, pode se considerar quase infantil suas músicas. Mas o que importa é que sempre alguém iniciou o movimento. Alguém tem que dar o primeiro passo para que a caminhada siga em frente. E isso com certeza o Erasmo Carlos fez. Foi um dos precursores do movimento Rock Brasil.
Vale a pena conferir esse livro. É daqueles que você pára de ler, louco para saber o que vai acontecer na próxima história.
Abaixo está um clip do último CD dele que tem como título "Rock'n Roll". O nome da música é "Jogo Sujo".
Abs a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário