sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um clássico maravilhoso


Poster Forrest Gump


Esses dias, em uma das madrugas sem sono, durante minhas zapiadas, parei em um filme que merece um destaque especial. Forrest Gump, O contador de histórias. É um filme espetacular e que merece sempre ser lembrado.
Ele começa com muita simplicidade, com uma pena caindo aos pés do protagonista, sentado em uma parada de ônibus na frente da sua casa em Savannah, na Georgia. Forrest pega a pena e coloca-a dentro de um livro e assim começa a contar a história da sua vida.
Vida essa que se passa nos anos 60 e 70, período bem conturbado nos EUA. Ela se mistura com acontecimentos históricos e personagens da humanidade que mudaram nossas vidas de alguma maneira.
Ele trata assuntos delicados como drogas, preconceitos, sinceridade e humildade. Mostra que se conseguíssemos viver com mais simplicidade e respeitando os outros, seríamos bem mais felizes.
“Idiota é quem faz idiotices.” Essa frase é repetida inúmeras vezes e é o que resume o estilo de vida de Forrest. Todos pensam que ele é um idiota, mas mesmo tendo um certo retardamento, ele sempre toma atitudes e decisões baseadas na educação que teve e em seu coração. Para uma pessoa considerada “idiota”, até que ele se deu bem. Foi campeão de futebol americano, campeão mundial de tenis de mesa, heroi de guerra, empresario do ramo de camarões, um dos donos da Appel e para fechar com chave de ouro, se tornou multimilionário.
Não podemos esquecer da brilhante performace do Tom Hanks. Parece que a história foi escrita especialmente para ele.


Forrest e a Pena


Forrest Gump é um filme de ficção com uma história rica em grandes risadas e tristes verdades. É daqueles filmes que quando você vê que está passando não consegue parar de assistir.


Abaixo eu coloquei alguns prêmios e curiosidades deste clássico que de tão bom, nunca irá envelhecer.


Forrest Gump ganhou 6 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Tom Hanks), Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Montagem. Além disto, foi indicado em outras 7 categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Gary Sinise), Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Trilha Sonora, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Som. Ganhou 3 Globos de Ouro: Melhor Filme em Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator em Drama (Tom Hanks), além de ter sido indicado em outras quatro categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator Coadjuvante (Gary Sinise), Melhor Atriz Coadjuvante (Robin Wright) e Melhor Roteiro.


Gump se encontrando com pessoas famosas :


- Ele é um descendente deNathan Bedford Forrest, general condecorado e fundador da Ku Klux Klan. Isto pode ser considerado uma ironia pois Forrest se torna amigo de um negro chamado Bubba, que ele conhece no exército. Porém, também pode não ser irônico, uma vez que Nathan B. Forrest rapidamente se desiludiu com o que criou e rapidamente tentou se dissociar do seu passado.
-
Ele encontraElvis Presley quando Elvis estava na sua casa como um hóspede. Suas tentativas curiosas de dançar com um aparelho nas pernas inspiraram os famosos movimentos de quadril de Elvis.
- Ele encontra o presidente John Kennedy após a equipe das estrelas do futebol americano universitário ser convidada à Casa Branca. Uma vez que era de graça, Forrest bebeu 15 garrafas de Dr. Pepper (refrigerante). Após apertar a mão do presidente Kennedy, este pergunta como ele sentia, Gump respondeu: "Estou apertado".
-
Ele depois encontraria o presidente Lyndon Johnson, que o presenteia com a medalha de honra pelo resgate heróico de seus colegas soldados. Após Forrest contar a Johnson sobre seu ferimento, Johnson diz que gostaria de ver o ferimento alguma hora. Nisso, Forrest hesitantemente, mas obedientemente abaixa suas calças e mostra o ferimento em suas nádegas. Presidente Johnson vai embora, murmurando, "Caramba, filho."
-
Num protesto emWashington, Gump encontra Abbie Hoffman e faz um discurso que não se ouve devido a problemas técnicos (um oficial militar puxa os fios do microfone dos alto-falantes e do sistema de som). A multidão acaba por aplaudir Gump após a reação emocionada do líder do protesto ao final do discurso. De acordo com Tom Hanks, Gump diz: "Algumas vezes quando as pessoas vão ao Vietnã, elas vão pras casas de suas mamães sem suas pernas. Algumas vezes elas nem voltam para casa. Isso é muito mau. E isso é tudo o que tenho a dizer sobre esse assunto."
-
Finalmente, após fazer parte da equipe de tênis de mesa dos Estados Unidos, ele encontra o presidenteRichard Nixon, que pergunta a Gump onde ele está hospedado, e então oferece a Forrest um hotel muito melhor, que era o complexo de escritórios e hotel de Watergate. Forrest liga para a recepção após perceber várias lanternas numa outra sala, chamando atenção ao que seria o Caso Watergate , que precipitaria a queda de Nixon.
-
Ele encontraDick Cavett e Jonh Lennon no programa de entrevistas de Cavett, e suas visões da China inspiram Lennon a compor Imagine.
Forrest e John
- O barco de pesca de camarões de Forrest Gump foi o único a sobreviver a fúria total do Furacão Carmen, um furacão de categoria 4 que veio pela Lousiana em 1974.
-
Ele, além de ser dono da industria de pesca Bubagump, também é dono da industria tecnológica Apple, porem ele não sabe muito bem disso, pois quando recebe a carta de Tenente Dan dizendo que fundou a industria ele diz que " O Tenente Dan investiu em um negócio de frutas".



E para acabar, recomendo o livro do Forrest Gump que consegue ser melhor que o filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário