sexta-feira, 16 de julho de 2010

O ranzinza do ano

Esse filme conta a história de um veterano de guerra e ex-funcionário da Ford, Walt (Clint Eastwood), que acaba de perder a esposa e se vê sozinho, morando em um bairro que hoje é dominado por imigrantes e gangues. Ele vê no dia-a-dia, da sua varanda, a cultura, a honra e a disciplina que tanto permearam a sua vida, irem embora.


Gran Torino


Ele tem como vizinhos uma família de imigrantes Hmong (originais do sudeste asiático) a quem ele chama de “Chinas”, com um tom preconceituoso.


Numa bela noite, o tímido e calado Thao (Bee Vang) é obrigado pelo delinquente primo mais velho a roubar o Gran Torino 72 de Walt. Ao evitar que o carro fosse levado e enfrentar sozinho a gangue que aterroriza o bairro, o ranzinza americano passa a ser visto pela vizinhança como herói.


Daí em diante, vemos um Clint Eastwood, lembrando os tempos de justiceiro, com aquela cara de bravo diante alguma injustiça, mas também um Clint mais maduro e com a intenção, a sua maneira grossa de ser, de tentar dar um jeito em um jovem que teria, com certeza um fim trágico ou na melhor das hipóteses, acabaria preso.







Essa nova “ocupação” de Walt acaba com a sua resistência e preconceito pelos novos vizinhos, criando laços de amizade até maiores que os dos próprios filhos.


O desfecho é algo que poucas pessoas podem esperar, se considerarmos o histórico do protagonista, que era justiça a qualquer preço e de qualquer jeito. Surfa na onda do patriotismo ao mesmo tempo em que mostra o lado sofrido e injustiçado dos imigrantes que ajudaram a construir os EUA e que sofreram nas guerras sem fim e sem razão, tanto quanto os americanos.


Para aqueles que são fàs do Dirt Harrry, e que esperam ver ele detonando marginais por todos os lados, ficaram decepcionados. O filme também não chega a ser um dramalhão daqueles que você tem que ir vestido com capa de chuva para não se molhar com o choro de quem está ao seu redor. Ele está classificado como drama, mas eu creio que Clint Eastwood conseguiu um ótimo equilíbrio entre drama, um pouco de ação e até humor, tornando Gran Torino, um excelente filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário